terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como criar um bom anúncio no Google Adwords

Enquanto blogs, mídias sociais e outras ações em marketing digital costumam ter efeito no longo prazo, o Google Adwords aparece como uma das poucas soluções capazes de ter resultado praticamente de forma imediata.

No nosso Webinar de Introdução ao Google Adwords indicamos as diversas etapas da elaboração de uma campanha e a criação do anúncio aparece entre as mais importantes.

Um bom anúncio é capaz de atrair mais visitas e diminuir o custo por clique, que pode ser a diferença entre um negócio viável economicamente e outro inviável. Por isso, entender a relevância dessa etapa e fazê-la com qualidade é fundamental nos resultados.
A estrutura do anúncio no Adwords

O anúncio no Google Adwords é dividido em quatro partes:

- Título: a primeira linha do anúncio, com tamanho máximo de 25 caracteres;
- Linhas descritivas: as duas linhas de texto logo abaixo, com tamanho máximo de 35 caracteres cada;
- URL de visualização: um endereço “fictício”, mais curto, que aparece em verde, com no máximo 35 caracteres;
- URL de destino: esse é o endereço real onde o usuário vai ser direcionado após clicar no link. Esse endereço não aparece no anúncio.



Exemplo: Anúncio do próprio Google

Nos itens a seguir vamos dar dicas de como escrever cada uma dessas linhas.
Dicas para a produção do anúncio

A melhor forma de obter sucesso com o seu anúncio é dizer de alguma forma para quem está pesquisando que o anúncio é “feito pra ele”.

Colocar no título exatamente a mesma palavra chave da busca, por exemplo, costuma gerar ótimos resultados. Outra opção é citar alguns qualificadores no anúncio. Já que no modo CPC você paga ao Google apenas pelo clique, os qualificadores servem também para eliminar aqueles cliques que sua empresa não está interessada. Por exemplo, alguém que não é estudante não clicaria no seu anúncio se você deixar claro: “só para estudantes”.

Alguns estudos também mostram que escrever todas as palavras com as iniciais maiúsculas chama a atenção e atrai mais cliques.

Há também algumas outras dicas específicas para cada parte do anúncio:
Título

O título é a parte mais chamativa do anúncio e deve refletir o que o usuário está pesquisando. Se você não está conseguindo ter boas idéias para o título, tente aproveitar algumas das nossas sugestões:

Chame pelo público:
Gestão para freelancers
Software para contadores

Vá na ferida:
Problemas com Internet?
Precisa de um médico?

Seja provocador:
Odeia esperar?
Cansado da sua TV?

Desperte a curiosidade:
O segredo das vendas
Você é um bom chefe?

Faça uma promessa:
Cante melhor em 8 dias
Acabe com a insônia

Ofereça uma informação:
Como escolher seu celular
Como cozinhar melhor
Linhas de descrição

É fato que você não vai conseguir colocar todo o discurso de vendas da sua empresa em apenas duas linhas de 35 caracteres. Lembre-se que o objetivo aqui é apenas atrair o clique. As outras informações necessárias estarão no seu site.

Nas linhas de descrição, é interessante destacar alguns argumentos que possam despertar o interesse (ou curiosidade) e atrair o clique:

a)Uma descrição dos recursos e funcionalidades:
Móveis de madeira maciça
Motor 2.0, Airbag e bancos de couro

b)Um benefício (ou solução) claro e conciso:
Economiza até 15% de energia
Melhore a sua didática

c)Uma proposição que mostre algo em que você é diferente:
Instalação em apenas 1 dia
10 anos de experiência

d)Uma depoimento ou indicador de status:
Indicado na Revista Veja
Ganhador do prêmio X

e)Uma chamada:
Compre hoje
Faça o download

f)Uma frase que espante quem não for do público alvo:
Somente no RJ
Para multinacionais

g)Uma promoção:
Descontos de 40%
Teste gratuito por 10 dias
Obs.: Se a primeira linha do seu anúncio terminar com ponto final ou exclamação, será exibida junto com o título caso esteja entre as três primeiras posições (anúncios superiores). Veja o exemplo:


URL de visualização

Pela cor diferente e chamativa, essa linha também é muito importante. Para escolher a URL exibida, use o próprio domínio da empresa e tente sintetizar a oferta que você tem para o usuário depois do clique.

Por exemplo, se estivéssemos oferecendo um dos nossos eBooks da Resultados Digitais, um bom endereço seria:
resultadosdigitais.com.br/eBooks

(Dica: tire o “www.” para ganhar 4 caracteres no espaço)
URL de destino

Outro item a ser escolhido é a página para o qual você vai direcionar as pessoas que clicam no seu anúncio.

A melhor opção é enviar o usuário para uma página que tenha exatamente o que ele está procurando e que tenha perfeita relação com o anúncio. Uma boa Landing Page, criada exclusivamente para a oferta anunciada, costuma gerar bem mais resultados do que simplesmente enviar para a página principal (Home) e deixar para o usuário descobrir por si só onde estão as informações.
O que não fazer no seu texto de anúncio: a política do Google

O Google possui uma política editorial e não aceita que determinados tipos de anúncio sejam exibidos. Para que sua empresa possa se precaver de cair em um desses erros, reproduzimos aqui as principais diretrizes para textos no Adwords:

Espaçamento: deve haver espaçamento adequado entre as palavras e depois de pontuação. Por exemplo, “R-o-u-p-a-s b-a-r-a-t-a-s” não seria permitido. Da mesma forma, “Entrega gratuita.Compre já” também não seria permitido.

Pontuação e símbolos: a pontuação não pode ser usada para atrair a atenção do usuário. Ela não deve ser desnecessária ou repetida duas ou mais vezes em uma linha. Além disso, o título do anúncio não pode conter ponto de exclamação, e o anúncio pode conter apenas um ponto de exclamação no total. Todos os símbolos, números e letras devem representar seu verdadeiro significado – não devem ser usados no lugar de palavras. Por exemplo, “Temos uma promoção D+ para você!” violaria essa política porque “D+” estaria substituindo uma palavra.

Repetição: a repetição não deve ser usada como um artifício publicitário ou para fins de promoção. Ainda, a mesma palavra não pode se repetir três vezes ou mais em uma linha. Por exemplo, um anúncio com o título “Negócios, negócios, negócios aqui” não seria permitido. Para estar de acordo com a exigência dessa política, o título do anúncio deveria ser substituído por uma frase como “Negócios incríveis aqui”.

Linguagem imprópria: os anúncios, incluindo a URL de visualização, não podem conter linguagem considerada inadequada ou ofensiva para alguns usuários. Isso também se aplica a erros de grafia, autocensura ou outros tipos de linguagem imprópria.

Frases inaceitáveis: certas frases de chamariz não podem aparecer nos textos do anúncio se não descreverem o produto, serviço ou website. Por exemplo, uma frase genérica como “clique aqui” não seria permitida. Um exemplo de uma boa frase de chamariz seria “Faça já o seu pedido online”, pois representaria o produto e o conteúdo do site.

Uso de superlativo: superlativos são palavras que enfatizam a superioridade. Para que os usuários sintam que são tratados de maneira honesta e confiável, o texto do anúncio não pode conter frases comparativas ou subjetivas, como “O melhor” ou “Número 1″, a menos que o produto ou serviço seja avaliado por um terceiro. Essa avaliação deve estar claramente visível em seu website. Por exemplo, se um anúncio declara que um site é o “Melhor da web”, o site deve exibir a avaliação dessa declaração por terceiros. Um selo da Revista Info indicando que este site recebeu o prêmio de melhor da web seria aceitável e o anúncio estaria de acordo com a política.

FONTE: Resultados Digitais, por André Siqueira.

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