terça-feira, 21 de agosto de 2012

As regras e dicas para você aprender como fazer promoções no Twitter

Apesar de muitos questionarem a eficácia de promoções no Twitter, essa ainda é uma das formas mais interessantes de divulgar o seu perfil e ajudar a ganhar alguns seguidores. Lembre-se que a promoção não deve sortear qualquer coisa, pois desta forma você estará atraindo seguidores que te abandonaram depois.

As promoções no Twitter já tiveram o seu auge, onde haviam inclusive perfis apenas para espalhar eretweetar promoções. Elas existem ainda, mas é um pouco mais incomum de se ver. Acho que podemos atribuir isso a falta de expectativa das pessoas em participar destas promoções e também das empresas que estão preferindo voltar os seus esforços ao Facebook. Falando nisso, se você quiser fazer promoções no Facebook, recomendo este nosso outro post.

Confira também: ‘Facebook Page Manager’, aplicativo oficial para gerenciar fan pages pelo smartphone. [Agora no Brasil também]

Então como eu faço uma promoção que realmente vale a pena?

Em geral, o objetivo de uma promoção é puramente para arrecadar seguidores, então o melhor é que você aproveite esta característica para encontrar bons seguidores. Não pense nos números, pense em seguidores qualificados e no número de interações.

E como eu faço para ter apenas “seguidores de qualidade”? Sorteie algo que o seu público-alvo realmente estime, algo que com certeza vai agradar quem for do ramo que você quer atingir. Produtos muito genéricos ou de pouco valor não chamam mais atenção. Sortear xícaras e canetas não vai funcionar.

Uma promoção pode ser muito mais interessante se envolver interação com os participantes, ou seja, não vai ser apenas um “tweete/retweete“, pode ser algo muito mais interativo. Você pode, por exemplo, fazer um quiz de alguns dias, cada resposta vale X pontos e quem tiver mais pontos ganha. As possibilidades são infinitas, basta usar a sua criatividade.


Uma promoção boa tem os seguintes elementos:
Busca seguidores de qualidade;

Sorteia produtos que tem valor para o público-alvo;

O valor do prêmio não deve ser baixo. Não falo em valor financeiro, mas o valor para aquele grupo de pessoas;

Busque interações com a promoção, não apenas números;

Quais são as regras do Twitter para fazer promoções e sorteios?

Segundo as diretrizes para sorteios e concursos do Twitter, as regras são as seguintes:
Desestimular a criação de várias contas;

Um dos maiores problemas do Twitter e qualquer promoção nele é que as pessoas gostam da ideia de criar vários usuários falsos para ter mais chance. Por respeito ao Twitter e até mesmo a sua marca, deixe claro que perfis suspeitos não podem levar o prêmio e o vencedor pode ser desqualificado se for comprovado que o mesmo participou com mais de um usuários.

Desestimular o envio repetido de um mesmo tweet;

Normalmente nestes sorteios alguns usuários ainda acreditam que enviar tweets iguais várias vezes ao dia irá aumentar as chances deles ganharem. Você não deve apenas desencorajar, mas também fazer o máximo para evitar que isto aconteça. Se o seu sorteio servir apenas para gerarspam para os outros, não será muito interessante.

Sugira aos usuários que incluam no tweet uma @resposta ou @menção para facilitar a visualização dos competidores;

Todos os participantes ao enviarem um tweet/retweetarem uma mensagem devem colocar um @~~ direcionado para o seu perfil, deste modo você consegue controlar melhor as participações.
Incentive o uso de temas relevantes no seu concurso;

Não apenas pela regra, mas até pelo sucesso de sua promoção é interessante que você crie uma #hashtag única para ela. Procure não usar uma hashtag que já esteja sendo usada, pois poderá gerar confusão entre os participantes e mensuração de resultados. O Twitter avisa que incentivar uso de tags que não estejam relacionadas ao tweet violam as regras do serviço.

Sigas as regras do Twitter;

O Twitter não tem muitas regras e elas são bem fáceis de entender, portanto, antes de fazer qualquer sorteio ou promoção, acesse este link e entenda um pouco melhor delas.

Fonte: Midiatismo, por Dennis Altermann.

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