quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Artigo: mídias sociais e o mundo corporativo

Hellen Santos, analista de New Media da Iveco, comenta sobre o crescimento da marca nas redes sociais ao patrocinar o Corinthians. Inovar. Essa palavra faz parte não só do DNA da Iveco, mas, também, da sua visão de negócio. Não foi por acaso que, nos últimos anos, a montadora conquistou o status de pioneira no relacionamento online com seus clientes graças à estratégia contínua de inovação em produtos, processos e comunicação, seguindo a forte tendência da comunicação digital. A entrada da empresa no mundo virtual aumentou a sua visibilidade, aproximou a marca de seus públicos e admiradores, agilizou o relacionamento com o cliente, melhorou o atendimento com mais rapidez e eficiência, abriu possibilidades de interação e absorção de ideias como nunca antes visto, colocando a Iveco mais acessível ao cliente em qualquer lugar que ele esteja.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que as corporações que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.

De olho neste cenário, um dos pontos fortes da nossa estratégia de comunicação digital é a presença em redes sociais com perfis em sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Twitter e Linkedin, além do Youtube e de um blog. Esses canais possibilitam uma aproximação constante do cliente com a empresa e, por meio deles, atingimos cada vez mais usuários entre caminhoneiros, clientes, admiradores da marca e parceiros. Nos últimos cinco anos, a empresa, precursora nesta área entre as montadoras do setor, coleciona um leque de estratégias voltadas para as mídias sociais. Entre elas, o lançamento do primeiro blog de caminhão do Brasil e o lançamento do Iveco Tector Stradale 100% online através deste canal, além de campanhas inovadoras de divulgação das ações de marketing da empresa.

Recentemente, a Iveco ganhou notoriedade nesses canais ao patrocinar o Corinthians nos jogos da semifinal e final da Copa Libertadores da América. Para potencializar essa iniciativa e ampliar a visibilidade, foram realizadas diversas ações de massa e segmentadas envolvendo todos os públicos de relacionamento da montadora, principalmente, no que diz respeito às redes sociais. A repercussão desta ação, de uma forma geral, foi surpreendente para a montadora. O número de fãs da Iveco no Facebook passou de 2.200 para mais de 95 mil, foram realizados três concursos culturais pelo blog, o que aumentou significativamente o número de acessos à página. Essa estratégia, conjugadas com anúncios e ações diretas com os clientes, renderam frutos não só à Iveco, já que a audiência nos jogos superaram todas as expectativas. O título da Libertadores garantiu à montadora exposição intensa em todos os canais midiáticos nacionais e internacionais. Foi mais uma jogada de mestre que investiu em uma exposição de marca histórica para a montadora.

Esses resultados só vêm reforçar que a entrada da Iveco no mundo virtual foi um desafio, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para que a montadora construisse uma participação cada vez mais crescente nas redes sociais, que vieram para humanizar o relacionamento da empresa com seus diversos públicos.

FONTE: Proxxima, por Hellen Santos, Analista de New Media da Iveco.

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