quinta-feira, 23 de agosto de 2012

7 Maneiras de aproveitar melhor o conteúdo que sua empresa já possui

Quem trabalha com criação de conteúdo sabe como esse processo – além de trazer resultados excelentes – é custoso: levantar assuntos a serem tratados em posts, fazer pesquisas, escrever o artigo, revisar, publicar, divulgar…

É bastante comum que dias após o lançamento de um novo post ele já não tenha tantos acesso quanto nos dois ou três primeiros dias, pois, dentre outros motivos, a divulgação inicial nas mídias sociais já foi feita, os assinantes do blog já viram o conteúdo e seus novos posts já “abafaram” os antigos.

Nem por isso seus posts antigos deixam de ser importantes. Existem diversas dicas para continuar extraindo valor do ativo que sua empresa já produziu. Listamos abaixo 7 maneiras para atingir esse objetivo.

Republicar os posts nas mídias sociais

Se sua empresa está presente nas mídias sociais, é normal utilizá-las para publicar seus novos conteúdos e, esporadicamente, alguns posts mais antigos. É bem interessante, ainda, que esses posts mais antigos tenham sido populares na época em que foram publicados, pois a chance de conseguir mais acessos utilizando-os são maiores.

Dito isso, reforçamos algo que já mostramos aqui no blog: a importância de repetir os tweets ao longo do tempo. Desde que seus melhores posts sejam divulgados nas mídias sociais de forma intercalada com posts mais recentes, não é problema algum repetí-los para seus seguidores. Muitas pessoas vêem as mídias sociais como um rio: enxergam o que está passando no momento e não acompanham o que já ficou para trás. Por isso republicar seus posts é uma forma de alcançar pessoas que não tinham visto o conteúdo na primeira vez em que ele foi lançado.

Recomendar conteúdo relacionado em sua Página de Agradecimento

Em nosso post sobre Thank you Pages falamos que, dentre outros elementos que possam constar nesta página, como botões de compartilhamento em redes sociais, espaço para feedback, etc., está também uma forma bastante eficaz para “requentar” conteúdo antigo: a recomendação de conteúdo relacionado.

Se fôssemos recomendar conteúdo relacionado em nossa página de agradecimento doeBook sobre Emails Promocionais, por exemplo, poderíamos indicar a leitura de alguns posts do blog relacionados ao assunto: email marketing, newsletters, etc.

Utilizar Links Internos em seus novos posts

O uso de Links Internos possui diversos benefícios. Além de ser bom para SEO, por permitir o uso de palavras chave dentro de textos âncora (como o “Links Internos” que colocamos na frase anterior), dá ainda a possibilidade de linkar seus posts mais antigos a partir dos mais recentes.

Uma vez que seus posts mais novos estejam referenciando os mais antigos, aquelas pessoas que chegarem pela primeira vez ao blog de sua empresa terão acesso mais fácil à leitura dos seus posts menos recentes.

Recomendar os posts mais populares

Na barra lateral do nosso blog, na seção Posts em Destaque, utilizamos um widget que mostra quais são os posts mais recentes do blog, quais são os mais acessados e mais comentados.

Existem ainda outras formas de apresentar esses posts relacionados e o plugin de recomendação de posts do Facebook também está entre as mais conhecidas.

Criar posts que se complementem

Uma forma eficaz de gerar tráfego para um post antigo é escrever um novo post que o complemente.

Como exemplo, podemos citar o Granatum, que é um sistema de controle financeiro para micro e pequenas empresas. Em seu blog, eles fizeram um post introdutório sobre fluxo de caixa. Dias depois, entraram um pouco mais a fundo no assunto, dando dicas para controlar o fluxo de caixa e referenciando o post que deu origem ao assunto.

Recomendar a leitura de posts relacionados

Uma prática bastante comum de se ver em blogs é a utilização do espaço de “Posts Relacionados”. O blog Saia do Lugar, por exemplo, escreveu um post sobre o que todo empreendedor precisa saber. Eis os artigos relacionados que foram recomendados ao final do post:


A lógica é simples: se um visitante leu determinado post de sua empresa, é porque estava interessado no assunto, correto? Quando esse leitor chega ao final do texto e se depara com uma lista de posts relacionados, é normal que ele clique em algum que seja do seu interesse para saber do que se trata, e assim aumentar seu conhecimento sobre o tema.

Criar um conteúdo rico

Por último, porém não menos importante, existe a opção de criar um conteúdo rico (eBook, whitepaper, webinar) a partir de posts já existentes. Se sua empresa já possui uma certa quantidade de posts sobre o mesmo assunto, basta juntá-los e organizá-los de uma maneira que se encaixe em um formato de material rico.

A grande vantagem de se criar um conteúdo rico a partir desses posts é que sua empresa terá uma arma bastante poderosa para a geração de Leads pois, ao fazer isso, é possível disponibilizá-lo para download mediante o preenchimento de um formulário de conversão em uma Landing Page.

FONTE: Resultados Digitais, por Ricardo Palma.

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