terça-feira, 17 de abril de 2012

O que é Marketing?

Olá,

Na postagem de hoje faremos um apanhado de conhecimentos para falar sobre marketing. Se tiverem alguma dúvida podem entrar em contato pelo email:nathypinky@globo.com ou pelo meu facebook, lá eu posso responder suas perguntas e debater mais sobre o assunto e se tiverem sugestões de assuntos também podem mandar por lá.

Segundo o Wikipédia o marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Em poucas palavras o marketing é sinônimo de satisfação, ou seja, pode ser uma expectativa que é igual a realidade ou uma realidade maior que a expectativa. E todo esse processo se baseia no principio da necessidade, do desejo e da demanda. E o que isso significa? Para o publicitário a necessidade é a oportunidade que influência os desejos, controla a demanda e provoca uma resposta no publico. Segundo Kotler a satisfação de um cliente está na regra dos 4 Pês.

Produto, Preço, Praça e Promoção!

Toda empresa precisa de produto de variedade com qualidade que tenha um preço competitivo com outros concorrendo do mercado, que tenha praça, ou seja, o lugar pra se vender, seja em grandes lojas ou em pequenas e a promoção que é promover aquele produto.

Mas partindo desse principio de Kotler para a atualidade o mercado não parece se encaixar mais neste perfil. Primeiro porque a variedade de produtos é muito grande, a variação de preços também o que aumenta a concorrência, com a inserção da internet acrescenta-se uma praça virtual o que amplia muito a forma de mercado e a promoção que já não é a mesma, pois o consumidor também não é o mesmo, mas sobre a nova visão do consumidor quanto ao mercado veremos mais pra frente, nosso foco hoje é a nova forma de marketing. Se pensarmos na inserção da internet em nossas vidas veremos a grande mudança que vem ocorrendo e que somente agora vem sendo percebido pelos mercados.

Um exemplo disso é a nova visão que Don Tapscot trouxe sobre o marketing dizendo que ele é experimental. Além disso ele trouxe um novo diagrama para os novos publicitários. A regra dos 4 pês de Kotler é substituída pela regra do ABCDE. Vamos entender a relação entre elas.

Produto = Experiência – ou seja, a experiência de criar, experimentar coisas novas, inovadoras e diferentes.

Preço = Descoberta – ou seja, a descoberta de um novo mercado com novos consumidores que nem sempre se preocupam com o preço!

Praça = Anyplace – ou seja, a praça que antes era definida por um lugar específico hoje pode ser em anyplace (qualquer lugar), tudo isso graças a inserção da internet em nossas vidas.

Promoção = Comunicação – ou seja, a forma de promover um produto se transforma no seguinte sentido, a comunicação passa a ser prioridade e não a venda, pois a venda passa a ser a conseqüência da comunicação.

Tudo bem, mas você devem ter reparado que falta uma letra, pois eu escrevi que a regra dos 4 pês de Kotler será substituída pela do ABCDE. Já vimos que A = Anyplace, C = Comunicação, D = Descoberta e E = Experiência, bom entendam a letra B.

O B é de Brand (Marca), existe uma vertente da publicidade que só estudam as marcas que é o Branding. O mercado atual fortalece mas as marcas do que os produtos. Mas isso é assunto para nossa próxima postagem, onde eu falarei um pouco mais sobre o universo do Branding e as conseqüências dele nas nossas vidas hoje.

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