terça-feira, 17 de abril de 2012

Vamos falar de Branding

Olá,

Na postagem de hoje faremos um apanhado de conhecimentos para falar sobre branding. Se tiverem alguma dúvida podem entrar em contato pelo email:nathypinky@globo.com ou pelo meu facebook, lá eu posso responder suas perguntas e debater mais sobre o assunto e se tiverem sugestões de assuntos também podem mandar por lá.

Segundo o Wikipedia o Branding é o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. A construção de uma marca forte para um produto, um linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.

Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem pretendida.

A Gestão de uma Marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica o cumprimento de promessas. As melhores Marcas, as de maior sucesso são completamente coerentes, Cada aspecto do que são e do que fazem reforça tudo o resto.

Quem vê de fora, a construção de uma marca parece algo simples. Implica a freqüente, irritante e por vezes obsessiva repetição de uma afirmação simples, e muitas vezes extravagante, expressa por meio de uma frase atrativa “slogan”, alguma cores e um logótipo distintivo, colocado mais ou menos ao acaso por todo o lado. Na verdade se olharmos com maior atenção, constatamos que o processo de construção não é tão simples.

Não é fácil construir uma marca de sucesso, muitas marcas novas falham (morrem mesmo à nascença, ou prematuramente). Assim a Gestão de Marca é acima de tudo a criação e a manutenção de confiança. As melhores Marcas são geridas de forma completamente coerente, cada aspecto do são e de como se relacionam reforçam a Marca. As melhores Marcas têm uma consistência que é construída e mantida por pessoas no interior da sua organização, totalmente absorvidas por aquilo que a Marca simboliza.

No atual mercado vemos uma crescente demanda de marcas que estão utilizando o Branding para afirmar suas marcas no mercado. Até porque como vimos em outras postagens o consumo pode ser muito bem a consequência de uma marca de sucesso, nem sempre de uma boa promoção. O que seria da Fanta e a Kuat se não fosse a Coca Cola? O que seria do Mc Donald’s sem a slogan “Amo Muito tudo isso” e de suas inconfundíveis cores amarelo e vermelho? O que seria da Nike sem o seu símbolo em seus tênis? Essas marcas têm nome de sucesso e precisa reforçar isso para que as pessoas compreendam porque ela faz parte de suas vidas. Com o novo marketing batendo em nossas portas estamos fadados a nos adequar a este novo universo que não é nosso dos comunicadores e publicitários, este novo marketing é dos consumidores e na minha próxima postagem vocês vão entender bem qual a razão disso.

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