quinta-feira, 5 de julho de 2012

Infográficos: um bom link building.

Muitos de vocês já devem saber que uma das coisas mais fundamentais para o trabalho de SEO é o tal do link building. Aquelas ações que fazem com que seu site ganhe links, referências externas, que farão “contar pontos” para que o Google beneficie você nos acirrados rankings das palavras-chave.

Tais ações são variadas: desde um simples post, passando por um conteúdo na rede social, até mesmo para ações mais trabalhosas como o sempre complicado guest post. O assunto do meu texto também envolve algo bastante valioso para o link building – e pode dar muito certo se você fazer da maneira correta.

De cerca de um ano pra cá, o infográfico vem tendo um papel de destaque na Internet.

Criado com propósito de informar de uma maneira mais fácil e rápida, por meio de imagens e gráficos, esta peça visual caiu no gosto dos sites e portais, se tornando um bom método de espalhar links.
Trabalhando um bom infográfico

Você deve estar se perguntando agora se é possível fazer infográfico de qualquer assunto.

Respondo com um “talvez”. Digo isso porque o infográfico depende de algumas questões para que possamos determinar a sua produção. Basicamente, analise:
Meu tema é curioso? Interessante?
Existe alguma novidade, fato inédito?
Minha pesquisa de dados rendeu?
Consigo traduzir em desenho/arte o assunto?

Respondendo perguntas como essas você já pode ter a noção se seu infográfico é “produzível” ou se vai dar algum resultado após ser montado. Muitas vezes, o desenho pode até sair bonito, mas a falta de curiosidade e aquele toque de“merecer o link” podem derrubar dias de trabalho de um designer.

Na hora da pesquisa, pense sempre nos dados e fatos. Se for trabalhar um tema específico, procure na história coisas curiosas para ilustrar e agradar ao seu futuro leitor. Pensando na prática, imagine montar um infográfico onde o link seria para um varejista. Supondo que eu falaria de um produto como a máquina fotográfica.

O que seria curioso? Qual informação relevante eu traria para meu leitor?

Um lembrete: tente fugir do clichê “evolução do produto”. Existem muitos infográficos sobre a história de determinados itens (e como ele se modificou ao longo do tempo) e a repetição de ideia pode tirar a vontade de linkar do usuário.

Talvez citar sobre lentes, talvez informações curiosas sobre o zoom (o mais poderoso, com mais alcance), diferenças de ótico e digital, dados de redes sociais de fotos, comparativos com o antigo filme fotográfico, enfim… Coloque a cabeça para funcionar.
Não esqueça do Social

Beleza. Você pesquisou, achou interessante, linkável e produziu uma bela peça em termos visuais e informativos. Na hora de publicar em seu site/blog, por favor,não esqueça dos botões de social (plugins) e, Principalmente, o código de embed.

Esses dois pontos são facilitadores para que seu infográfico ganhe a rede, passando de pessoa em pessoa, de site em site e, consequentemente, aumentar a relevância de sua página.

No embed code, coloque no meio de tanta letra e símbolo o link para seu site, daí o ponto chave para o link building, aquele que vai funcionar para melhorar o rankeamento no Google, fazendo o SEO correto.

E, para encerrar, saiba usar bem a ferramenta para ganhar links. Não foque apenas em produzir infográficos para não esgotar as ideias e desenvolver trabalhos que poderiam render como posts ou guest posts, por exemplo.

No mais, coloque seu designer para ralar e boa sorte!

FONTE: Café com Blogueiros, por Ique Muniz.

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