terça-feira, 17 de julho de 2012

A importância das mídias sociais para as empresas

A internet vem movimentando a economia em todos os setores. O e-commerce, as mídias sociais, o SEO, o marketing digital em geral e diversas outras estratégias online já possuem altos índices de investimento. Entretanto, no Brasil, muitas empresas ainda deixam a desejar quando o assunto é a projeção no mercado online. Muitas corporações sequer possuem um site para se relacionarem com os clientes via web, e não entendem a importância de estar presente nesse nicho.


Uma matéria da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, fala sobre o crescimento das empresas através das mídias sociais:

“Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.”

As mídias sociais não trazem somente benefícios em termos de fidelização do cliente. Através delas é possível conhecer, de maneira direta, quem são as pessoas que compram e utilizam a marca, e entender o que elas pensam. O trabalho de um social media, em uma corporação, é um trabalho de inteligência, capaz de trazer resultados muito expressivos para a organização.

O Brasil é o segundo país em número de usuários no Facebook, segundo dados do grupo Socialbakers, que acompanha o tráfego na rede social. Com isso, é importante saber qual a percepção da empresa pelos clientes. Não basta ter apenas uma interação alta com o produto, mas ter um número expressivo de pessoas que gostem e falem bem da marca, para que sua percepção gere engajamento e impacte positivamente as vendas da empresa.

Segue abaixo um vídeo em que Cátia Lassalvia, consultora de marketing digital e coordenadora do curso de pós-graduação do Senac fala sobre o impacto das redes sociais no ambiente corporativo.

FONTE: Blog da Lívia Lamblet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário