segunda-feira, 23 de julho de 2012

Porque as agencias digitais estão bombando?

O site de notícias Search Engine Watch publicou uma reportagem sobre as cinco razões pelas quais o número agências de marketing digital está crescendo tanto.

A expressão usada pelo SEW para descrever o crescimento: “nearly light speed” (quase na velocidade da luz) traduz um exagero até explicável.

A reportagem faz uma comparação com o cenário digital de pouco tempo atrás. No ano de 2009, por exemplo, havia somente duas mídias sociais expressivas: o Facebook e Twitter. Hoje, contamos comYouTube, Google+, Linkedin e a mais nova Pinterest.

Nesse ritmo também cresceu o número de agências digitais, que estão cada vez mais disponíveis parapequenas e médias empresas.

A cada dia o número de razões pelas quais as agências digitais estão aumentando e poderia ser facilmente estendido, mas vamos às cinco:

Priorização

Com o aumento de mídias sociais, cresce também as dúvidas das empresas em compreender qual canal é mais eficaz para o seu caso.

Este é o momento em que as agências digitais podem ajudar especificando os objetivos e priorizando o foco em cada um dos canais disponíveis.

Especialização
Segundo a SEW, o marketing digital se tornou como a medicina: poucos clínicos gerais e muitos especialistas.

O marketing antes da era 2.0 era (relativamente) fácil, os tipos de campanhas eram mais simples e as empresas que tinham algum orçamento para investir na área, escolhiam o rádio ou a televisão para suas campanhas de marketing.

Hoje em dias, as empresas buscam aprofundamento em recursos como SEO, PPC, SEM. Com tantas tecnologias surgindo, é impossível que uma só pessoa seja especialista em todas estas áreas. Por isso, a especialização das agências se torna imprescindível, já que elas podem oferecer experts específicos em cada área.

Globalização/Localização

Há um tempo, você só se sentia ameaçado com concorrentes que estavam do outro lado da rua. Agora, com a globalização, a concorrência vem de todo mundo. E, com o crescente aumento dos e-commerces, a distância entre clientes e vendedores está cada vez menor.

As agências, que trabalham com vários clientes, tem a vantagem de manter seu conhecimento sempre atualizado e conhecer as táticas de concorrência. Estas habilidades se tornaram essenciais porque no cenário corporativo atual, visto que, ou a empresa se torna o predador ou a presa.

CaudaLonga


Conhecendo as ferramentas grátis, como as do Google, por exemplo, é possível entender por que várias agências digitais fazem o trabalho com custo abaixo do marketing convencional.

Isso se deve a facilidade do trabalho na internet e de seu pequeno custo com suas ferramentas. O termo “agência de marketing digital” não é mais usado somente para se referir às grandes empresas. Atualmente, muitas agências locais trabalham para pequenas e médias empresas com orçamentos variados.


Métrica

Com o aumento de serviços contratados, cresce também o número de valores investidos em marketing digital.

As agências digitais, diferentemente dos departamentos internos de marketing, possuem um mecanismo mais efetivo de resultados.

“Como resultado, eles geralmente têm as métricas mais consistentes e relatam paradigmas para mensurar os programas e justificar autorizações orçamentais.” Isto é altamente valioso para empresas que precisam de campanhas e resultados eficazes.

Contando com as facilidades e, principalmente, com a abrangência do marketing digital, é fato que sua empresa deverá contar com os serviços da web para continuar progredindo.

Porém, independentemente de você decidir contratar uma agência digital agora ou no futuro, é melhor se acostumar com elas; considerando o acelerado ritmo de mudança no marketing online, o número de agências irá aumentar tanto quanto os serviços por eles prestados.

FONTE: W/BUZZ MD, por Cyndi Lemos.

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