quinta-feira, 5 de julho de 2012

Imagem Profissional nas Redes Sociais

Ninguém duvida da importância das redes sociais e do espaço que elas passaram a ocupar na vida das pessoas. Muita gente, entretanto, ainda está patinando no uso das redes, confundindo o que é público e particular — ou profissional e pessoal.

É Preciso Estar Presente

A ampliação do acesso à internet, e principalmente às mídias sociais via smartphones, foi decisiva para transformar a forma como as pessoas se comunicam e têm acesso à informação. Hoje qualquer pessoa que tenha um smartphone pode ser uma fonte, fazendo inclusive o registro fotográfico dos acontecimentos. Uma pesquisa realizada pela agência de comunicação PR Oriella Network revelou que muitos jornalistas brasileiros buscam mais informações nas mídias sociais do que nas assessorias de imprensa (66,67% dos entrevistados disseram utilizar o Twitter como fonte de informação, e 40% utilizam o Facebook).

Diante desse quadro, com mais de 800 milhões de pessoas e instituições no Facebook e a ampla presença de veículos de comunicação no Twitter — colunistas e fontes já referendadas no mundo off-line —, as organizações e os profissionais enfrentam o desafio de se fazerem presentes nas mídias sociais, favorecendo seu posicionamento no mercado e reforçando a rede de relacionamentos.

Como disse Philip Kotler, referência mundial em marketing: "Por favor, monitore o que falam de você na internet" — pelo menos isso. É como se estivesse acontecendo uma conversa nas mídias sociais, e quem não estiver lá não terá nem mesmo a chance de se defender caso seja necessário.

Nesse cenário, vale um alerta importante: cuidado com o que posta nas redes! O conteúdo divulgado (texto, imagem, vídeo) será imediatamente associado ao seu perfil, e, uma vez compartilhado por outros, perde-se totalmente o controle da informação. A pergunta básica pode ser, por exemplo: o que vai ser postado poderá ser visto pelo seu próximo contratante?

FONTE: Administradores, por Fábio Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário