quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que é Branding?

Hoje vamos rever um apanhado de conhecimentos para falar sobre branding. Se tiverem alguma dúvida podem entrar em contato pelo email: nplanmktdigital@gmail.com ou pelo meu facebook, lá eu posso responder suas perguntas e debater mais sobre o assunto e se tiverem sugestões de assuntos também podem mandar por lá.

Segundo o Wikipedia o Branding é o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. A construção de uma marca forte para um produto, um linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.

Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem pretendida.

A Gestão de uma Marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica o cumprimento de promessas. As melhores Marcas, as de maior sucesso são completamente coerentes, Cada aspecto do que são e do que fazem reforça tudo o resto.

Quem vê de fora, a construção de uma marca parece algo simples. Implica a freqüente, irritante e por vezes obsessiva repetição de uma afirmação simples, e muitas vezes extravagante, expressa por meio de uma frase atrativa “slogan”, alguma cores e um logótipo distintivo, colocado mais ou menos ao acaso por todo o lado. Na verdade se olharmos com maior atenção, constatamos que o processo de construção não é tão simples.

Não é fácil construir uma marca de sucesso, muitas marcas novas falham (morrem mesmo à nascença, ou prematuramente). Assim a Gestão de Marca é acima de tudo a criação e a manutenção de confiança. As melhores Marcas são geridas de forma completamente coerente, cada aspecto do são e de como se relacionam reforçam a Marca. As melhores Marcas têm uma consistência que é construída e mantida por pessoas no interior da sua organização, totalmente absorvidas por aquilo que a Marca simboliza.

No atual mercado vemos uma crescente demanda de marcas que estão utilizando o Branding para afirmar suas marcas no mercado. Até porque como vimos em outras postagens o consumo pode ser muito bem a consequência de uma marca de sucesso, nem sempre de uma boa promoção. O que seria da Fanta e a Kuat se não fosse a Coca Cola? O que seria do Mc Donald’s sem a slogan “Amo Muito tudo isso” e de suas inconfundíveis cores amarelo e vermelho? O que seria da Nike sem o seu símbolo em seus tênis? Essas marcas têm nome de sucesso e precisa reforçar isso para que as pessoas compreendam porque ela faz parte de suas vidas. Com o novo marketing batendo em nossas portas estamos fadados a nos adequar a este novo universo que não é nosso dos comunicadores e publicitários, este novo marketing é dos consumidores e na minha próxima postagem vocês vão entender bem qual a razão disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário