quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mídias sociais são o diferencial para o Social Consumer


O comércio eletrônico nunca esteve tão promissor como nesses últimos anos. No entanto, nunca foi tão importante ter domínio sobre o comportamento de compra do consumidor, especialmente na era das mídias sociais.

Na tentativa de cativar e, principalmente, identificar o perfil de consumo de cada cliente, tem se tornado imprescindível recorrer a ferramentas de inteligência que sejam capazes de mensurar resultados, como clicks, ROI e ações da web. A partir destes recursos, é possível aprofunfar dados, adequar ofertas de produtos e traçar a melhor oferta e demanda dos desejos da clientela.

As plataformas digitais permitiram reconhecer, com facilidade, as necessidades, desejos e caprichos dos consumidores. Isso porque há recursos, como as ferramentas de métrica social, que traçam estratégias objetivas. Além disso, auxiliar o consumidor nas compras por meio de experiências anteriores é uma maneira bem simples e efetiva de ter sucesso nesse quesito.

A indicação de serviços por terceiros costuma ser eficiente, pois as pessoas colocam as recomendações em suas redes de contatos e estimulam os seus amigos. Dessa forma, podem contribuir, compartilhar e participar, efetivamente, de pesquisas de mercado, interesse e sugestões. Mas se a intenção for que os próprios consumidores debatam, analisem, tirem as suas impressões e façam suas considerações sobre determinado produto, é interessante investir no vídeo hauling, ou seja, vídeos com opiniões sobre os produtos. Pode parecer bobagem, mas canais do Youtube têm grande potencial de viralização nas redes sociais.

Na dúvida, recorra ao método mais simples e eficaz de se abordar o cliente: a comunicação direta. Perguntas lúdicas sobre alternativas e preferências podem ser bem úteis para o e-commerce.

FONTE: Media Factory, via Sandra Turchi

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