terça-feira, 29 de maio de 2012

Como anda a gestão de sua empresa/negócio?

Depois de iniciar meus trabalhos em um mercado que ainda não tem o marketing e a comunicação empresarial e de negócios bem explorado percebi algumas coisas que me preocupam. O conceito de marketing digital para o interior do país soa como: “vou divulgar minha empresa nas redes sociais e ganhar mais clientes.” Mas não é bem assim que funciona. Vamos olhar como o comerciante: ele tira as fotos de seus produtos, posta e fica aguardando as pessoas curtirem e compartilharem, como conseqüência irem até o estabelecimento e comprarem. O comerciante não tem conhecimento do processo de COMUNICAÇÃO que existe entre produto, meio e mercado, por isso nem sempre aquilo sai como ele esperava. Outro problema é que as pessoas ao representar empresas nos meios digitais infelizmente confundem vida pessoal, opinião pessoal com a empresa, com segmento e com responsabilidade empresarial. 

O que é responsabilidade empresarial? 

É ter uma empresa socialmente responsável que conhece os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade e governo) e que os incorpora ao planejamento de suas atividades, atendendo às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários. Em outras palavras chamamos de ética empresarial, pois sua empresa deve ter uma identidade própria que fale por si só. Outro nome dado a isso é brand, sua empresa é na verdade uma brand (marca), ou seja, a partir do momento que você expressa suas opiniões pessoais dentro da sua empresa você está distorcendo o objetivo e a ética de sua empresa ou negócio. O cuidado com sua marca e empresa é fator muito mais importante do que ter uma rede social com muitos amigos. 

Mas vale ter uma empresa com nome bem conhecido no mercado do que uma que é falada nas redes sociais mais pouco conhecida. A frase parece estranha, mas tem lógica prestem atenção: Se eu colocar no facebook uma imagem de um M em amarelo com um fundo vermelho e dizer “fui na lanchonete e comi um hambúrguer maravilhoso”, as pessoas vão saber do que eu estou falando. Se eu escrever “fui na lanchonete e comi um hambúrguer maravilhoso” e não tiver foto ou algo que mostre da onde eu estou falando, eu posso ter ido a qualquer lugar, por tanto por mais amigos que eu tenha se eu não deixo claro qual é a minha marca eu não serei visto por ninguém. Repense nos seus atos e em como a sua empresa é vista pelo mercado, pelos seus clientes e pelo publico alvo. 

Dúvidas? Telefone: 3561-2726, VIVO 19 9783-5995, TIM 19 8178-2700, NEXTEL 7828-4967 ou ID 113*6998 (falar com Nathália).

Por Nathália Penteado, MTB 0068068/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário