quarta-feira, 9 de maio de 2012

Redes sociais durante o expediente: liberar ou proibir?

Olá,

Na postagem de hoje vou reproduzir uma matéria do site Olhar Digital sobre o desafio dos empregadores que tem que conviver com as redes sociais no ambiente de trabalho além disse se preocupar em dar essa liberdade ou não a seus funionários. Bom se tiverem alguma dúvida podem entrar em contato pelo email: nathpenteado@uol.com.br ou pelo meu facebook, lá eu posso responder suas perguntas e debater mais sobre o assunto e se tiverem sugestões de assuntos também podem mandar por lá.

Nem sempre dar aquela espiadinha no Facebook ou no Twitter significa que você não está trabalhando. No mundo atual, é bem difícil achar alguém que nunca teve contato com as redes sociais – mesmo que momentaneamente. Seja para divulgar algum fato ou simplesmente se relacionar com os amigos, quando o assunto são as redes sociaisno local de trabalho, sempre surge alguma polêmica.

A KPMG realizou um estudo que aponta: 70% das companhias estão conectadas às mídias sociais. O mais curioso é que elas ainda não descobriram ao certo os prós e contras desta participação. Para alguns empresários, liberar o acesso a sites como Facebook e Twitter é visto com grande repulsa - o que gera um conflito, principalmente se a própria empresa utilizar as redes sociaiscomo meio de comunicação.

Conheça algumas ferramentas

Algumas companhias mais ligadas se anteciparam e procuram reverter esse cenário para utilizar o poder de socializar via Web de forma benéfica para seu negócio. Devido a essa iniciativa, alguns fabricantes de softwares também já estão criando ferramentas para facilitar esse processo. 

No mercado, há diversos sistemas desenvolvidos para que as companhias tirem o melhor proveito das redes sociais. Com essas ferramentas, é possível saber, em tempo real, tudo o que falam do seu negócio no Twitter, Facebook, LinkedIn, até mesmo blogs e veículos online. Um desses softwares é o Radian6, desenvolvido pela americana Salesforce. Em um único painel de controle, o cliente monitora tudo isso sem a necessidade de pular de uma janela para outra.

Por meio de gráficos e análises de tendências você consegue avaliar o impacto de uma determinada mensagem. Alguns softwares são capazes de criar um "ranking" daqueles comentários mais "perigosos" - ou seja: se alguém que tem muitos seguidores no Twitterfalar mal da sua marca, você é imediatamente avisado e consegue remediar a situação antes que ela se torne incontrolável ou tome proporções negativas para seu negócio.

Mas é possível monitorar todas as redes existentes? Nem todos os monitoramentos podem ser feitos por aplicativos. Alguns são possíveis apenas dentro da própria rede - como o Orkut por exemplo. Já os blogs, Twitter eFacebook podem ser monitorados por ferramentas gratuitas e online.

Dentre estes, temos o Google Reader que não é propriamente uma ferramenta indicada para auxiliar as corporações em seu monitoramento, mas é muito usado (e há bastante tempo) por aqueles que precisam estar atentos a determinadas notícias ou novidades a qualquer instante. Para isso, é só se cadastrar, criar uma conta e receber os feeds dos seus sites escolhidos. Ainda do Google, há o Google Alerts, que envia e-mails com links todas as vezes que determinada marca ou palavra-chave for citada na web.

O HootSuite é explicitamente direcionado às mídias sociais e permite agendar publicações para serem divulgadas no momento mais conveniente. O aplicativo já possui versão em português tanto na web quanto nos dispositivos móveis. Isso porque não é mais novidade de que o Brasil é um dos principais países com usuários ativos no Twiiter.

Outra plataforma é o Social Mention, que analisa e busca nas mídias sociais informações que agregam conteúdos gerados por usuários em um único fluxo de informação. Você consegue mensurar a opinião das pessoas com relação a você, sua empresa, seu produto, marca etc. Os usuários podem criar alertas que são atualizados por e-mail sobre resultados relevantes e recentes.

Já o Chatter (também da Salesforce) é uma plataforma que traz ferramentas parecidas com as do Facebook. É como se fosse uma rede social fechada, só para os empregados, onde eles podem se manter informados sobre pessoas e projetos importantes do seu local de trabalho. Você tem um perfil e pode atualizar seu status a qualquer momento, e os seus colegas de trabalho podem ter acesso aos seus projetos, grupos, feeds de notícias e compartilhamento de arquivos.

Entre tantas ferramentas, cabe à empresa optar por qual delas melhor se enquadra em suas necessidades. Seja para monitorar, unificar, alertar ou falar sobre negócios, há um leque de oportunidades para todos os gostos e bolsos. Só não vale continuar com o velho pensamento de que as redes sociais são apenas para o lazer e entretenimento. Sim, elas até podem ter esse aspecto mais "descontraído", mas ao saber utilizá-las de forma correta e pertinente aos seus negócios, elas podem ser fortes aliadas.

FONTE: Olhar Digital, por Fernanda Miranda.

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