quarta-feira, 2 de maio de 2012

Por que o Facebook é uma opção (muito) melhor que o Orkut para sua empresa

Olá,

Na postagem de hoje vou reproduzir uma matéria do site Resultados Digitais sobre as vantagens do Facebook para divulgar a sua empresa. Ontem uma matéria com o mesmo sentido passou no jornal da Band se eu achar compartilho aqui com todos vocês. Se tiverem alguma dúvida podem entrar em contato pelo email: nathpenteado@uol.com.br ou pelo meu facebook, lá eu posso responder suas perguntas e debater mais sobre o assunto e se tiverem sugestões de assuntos também podem mandar por lá.

Houve um grande barulho na última semana em torno da briga Facebook x Orkut. De acordo com os dados divulgados pelo IBOPE, pela primeira vez o Facebook recebeu mais visitantes que a rede social do Google.

Não é por esse motivo, no entanto, que acreditamos que o Facebook ofereça opções melhores para a sua empresa. Até porque, como já rebateriam muitos “gurus das mídias sociais”, o volume de visitas ao Orkut ainda é extremamente relevante e a marca, que é forte, continua crescendo, mesmo que de forma mais lenta.

Acreditamos que o Facebook oferece melhores opções por algumas de suas características naturais, que exploramos a seguir:

As funcionalidades mais utilizadas favorecem empresas

O Orkut é centrado principalmente no perfil de cada pessoa. Entre os itens mais valorizados na rede estão os recados e as fotos. São comuns também o uso das funções de aniversário, depoimentos, jogos e compartilhamento de vídeos.

No entanto, usa-se muito pouco a recomendação de links, principalmente se compararmos com o Facebook, que é turbinado pelo botão curtir. Além disso, no Facebook é muito mais fácil repassar um conteúdo relevante: basta clicar em “Compartilhar”. Por isso a rede de Zuckerberg é um ambiente muito mais propício para espalhar sua mensagem.

O engajamento no Facebook é maior

Mesmo que o Facebook não tivesse ultrapassado o Orkut em números de visitantes únicos, já houve uma mudança de hábitos dos internautas.
Muita gente que tinha conta no Orkut até continua acessando a rede para checar se há alguma nova mensagem, mas isso nem se compara ao engajamento no Facebook, onde, no geral, as pessoas entram com muito mais frequência e ficam muito mais tempo.

Não costumamos levantar a moral de redes sociais “da moda”, muito pelo contrário.Deixamos claro aqui que o Google Plus, por exemplo, ainda não devia ser priorizado. Mas o Facebook não é a maior rede social do mundo à toa e já se consolidou como bem mais que uma moda.

O Facebook oferece páginas, enquanto o Orkut tem comunidades e perfis

O Facebook permite a criação de páginas (antigamente chamadas fan page), que são de grande utilidade para empresas. As páginas levam o conteúdo publicado pela empresa até o feed de notícias dos que curtiram, mantendo-os próximos da sua empresa de forma muito mais fácil.

É uma situação diferente das comunidades, que exigiam que o usuário se interessasse e fosse até a página da comunidade para então encontrar algum tópico para ler. Isso levava a uma proporção muito pequena de membros participando ativamente de uma comunidade.

Além disso, o botão de curtir de uma página no Facebook facilita a adesão, já que ele pode ser incorporado a um site (como a nossa like box, na barra da direita) ou mesmo a um anúncio no próprio Facebook.

Outra opção que costumava ser usada no Orkut era a criação de perfis por empresas, que esbarravam nos 1000 amigos. Esse limite não existe nas páginas do Facebook.

Opções mais abertas de monitoramento

O Orkut não disponibiliza buscas pelos posts de usuários, opção oferecida pelo Facebook.



Onde o Orkut ainda é uma boa opção

As comunidades do Orkut ainda são uma boa opção para produtos complexos, atuando como um fórum de ajudas. Comunidades de telefones celulares, por exemplo, costumam ser uma fonte de informação aos usuários.

Grandes marcas também devem continuar atentas às comunidades relacionadas aos seus produtos, para garantir que não haja princípios de crise.

Por fim, empresas que vendem diretamente para o consumidor final (B2C), principalmente para as classes mais baixas, podem se utilizar de anúncios e do botão de compartilhar no Orkut, no máximo. Um perfil já não vale mais a pena. Se sua empresa não cabe em nenhum desses casos, estar no Orkut é um investimento com retorno muito limitado.

Já no caso do Facebook, parece um pouco exagerado, mas ainda não vi nenhum tipo de negócio que não possa extrair grandes benefícios da rede social. Se você ainda não o fez, comece espalhando botões e de curtir no seu conteúdo e crie agora sua página no Facebook, vale a pena!

FONTE: Resultados Digitais, por André Siqueira.

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