segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dicas para criar um blog: 14 coisas que não podem faltar

Tenho certeza que muitas das pessoas que acessam o blog do Resultados Digitais já estão efetivamente fazendo Marketing Digital e procuram formas de melhorar seus resultados. No entanto, ainda há uma parte dos leitores que não deu seus primeiros passos. É para esse segundo grupo que escrevemos o post de hoje.

Um dos pontos de partida na nossa visão é ter um bom blog. Já explicamos os motivos para uma empresa ter um blog e a intenção agora é partir para a prática. O que é preciso para criar um bom blog? Abaixo seguem nossas dicas:

ESTRATÉGIA

ASSUNTOS – Um caminho que quase nunca dá certo é tentar falar sobre tudo no seu blog. Comece definindo sobre o que seu blog trata e sobre o que seu blog não trata.

BLOGUEIROS – Quem escreve para o blog, só você ou toda a equipe? Quem vai garantir que toda a equipa escreva? Definir responsabilidades é importante para garantir a continuidade do blog.

PÚBLICO ALVO – Claro que todo mundo pode acessar o blog mas recomenda-se pensar no público ideal que você quer atingir com o blog. Com essa figura na cabeça, fica mais fácil definir a forma de falar e também o assunto, que comentamos acima.

FREQUÊNCIA – De quanto em quanto tempo um post vai ser publicado? O responsável pelo blog deve garantir que a frequência ideal seja garantida. Lembrando que é interessante que um blog tenha ao menos 1 post por semana.

OBJETIVOS DE CONVERSÃO – Seu blog deve ter chamadas para ao menos um objetivo de conversão.

Pode ser um eBook, um Webinar, um cupom de desconto, um teste gratuito, depende de você. O que não podemos esquecer é que um blog deve ser capaz de converter seus visitantes e gerar oportunidades de negócio.

CONHECIMENTOS

SEO BÁSICO – Não precisa começar sendo um mestre em otimização para ferramentas de busca, mas é importante ter ao menos algumas noções básicas.


WEBWRITING – Mais uma vez, não é preciso ser um mestre aqui, mas é interessante ter ao menos alguns passos básicos.

Nosso últimos post trouxe boas dicas para escrever bem na web.

IMPLEMENTAÇÃO

URL – Para começar é preciso ter um endereço para o blog. Pode haver exceções, mas nossa recomendação geral para uma empresa é usar o blog.empresa.com.br ou o www.empresa.com.br/blog.

Embora seja comum, não vale a pena usar um endereço gratuito como blogger.com ou wordpress.com. Usando esse tipo de endereço, o site da sua empresa não se aproveita de um dos principais benefícios de ter um blog, que é se posicionar melhor no Google. Para quem quiser saber mais, temos um post explicando melhor porque não utilizar um endereço gratuito em seu blog.

PLATAFORMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO – É importante que o responsável pelo marketing consigapublicar e alterar o conteúdo sem precisar sempre da ajuda de um time de TI.

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) tornam essa tarefa fácil. São exemplos bastante utilizados o Joomla e o WordPress.

POSSIBILITAR ASSINATURA – Como forma de manter os leitores sempre próximos do seu blog, você deve dar a eles a opção de receber os posts por email ou por RSS. Opções como o Feedburner servem para oferecer assinatura nas principais plataformas de conteúdo.

OPÇÕES DE BUSCA – Ter um campo de busca ajuda o visitante a encontrar conteúdo de forma rápida e fácil. Isso ajuda muito a diminuir a taxa de rejeição do blog.

COMENTÁRIOS – Outro motivo para se ter um blog é o engajamento que ele proporciona. Não deixe de incluir um espaço para que os visitantes comentem os posts.

BOTÕES PARA COMPARTILHAR – As mídias sociais e o email devem ser grandes impulsionadores de tráfego para o seu blog.

Ajude e incentive os usuários a compartilhar colocando botões de Curtir no Facebook, enviar por email, postar no Twitter, etc.

PACOTE DE WEB ANALYTICS – Deming foi célebre quando disse “o que não se mede não se gerencia”. Um pacote de Web Analytics é essencial para entender o que está e o que não está funcionando no seu blog e assim seguir melhorando.

Já indicamos que não usar da forma correta um pacote de Web Analytics está entre os erros mais comuns no marketing digital.

FONTE: Resultados Digitais, por André Siqueira.

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