quinta-feira, 17 de maio de 2012

Por que sua empresa deve estar no Facebook

O Facebook tem sido um dos assuntos mais comentados em Marketing Digital. O incrível crescimento no número de usuários atraiu tanta atenção que Mark Zuckerberg, seu criador, virou personalidade mundial e a história do site virou até ganhadora do Oscar com o filme “A rede social”.

Diante de tanto barulho, no entanto, as perguntas mais importantes que precisamos responder são: o que minha empresa tem a ver com isso? Por que devo me importar?

1 – Alcance

Milton Nascimento diz em sua música que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Isso não vale só para artistas. O marketing de uma empresa também deve ir atrás de seu público onde ele estiver.

Mesmo que seu negócio seja B2B, é certo que um alto percentual do seu público alvo está no Facebook.

A rede já conta com mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo e caminha a passos largos para atingir seu primeiro bilhão. No Brasil, os anos de 2010 e 2011 apresentaram um crescimento impressionante e o Facebook se tornou uma ótima forma de alcançar muitas pessoas com baixo custo.

2 – Viralidade

No whitepaper Marketing Viral: Da teoria à prática já indicamos que para que uma mensagem se espalhe de forma mais fácil é essencial diminuir as barreiras e tornar o encaminhamento da mensagem o mais simples possível.

Poucas coisas poderiam ser mais simples e fáceis que o botão “Curtir”, disponível para qualquer página e o “Compartilhar” para repassar o conteúdo no próprio Facebook.

Essas duas armas podem ajudar muito sua empresa a levar a mensagem para mais e mais pessoas.

3 – Engajamento

Já vimos que há muita gente no Facebook e que a plataforma favorece o compartilhamento. Há ainda um outro item bastante relevante.

Quem tem uma conta no Facebook sabe o quanto ele é parte do cotidiano das pessoas. Segundo informações do próprio Facebook, mais de 50% dos usuários ativos acessam a ferramenta todos os dias.

Com isso, a chance de contato com sua empresa aumenta muito caso ela tenha uma boa presença na rede.

E empresas que vendem para empresas (B2B)? Também devem estar no Facebook?

Essa é uma pergunta que recebemos o tempo todo na Resultados Digitais. As pessoas acreditam que, já que o Facebook é uma rede pessoal, não há tanto espaço para relacionamentos mais profissionais, ou seja, o Facebook não seria útil para empresas B2B.

Nada mais fora da realidade. As pessoas cada vez mais consomem e compartilham conteúdos e serviços profissionais nos seus perfis.

Se a sua empresa possui conteúdo de qualidade, o Facebook é um ótimo canal de distribuição. No nosso caso, por exemplo, é a principal fonte de tráfego para nosso site.

Além disso, também vale lembrar que, por trás das empresas, há pessoas físicas que influenciam e tomam de decisão de compra. O Facebook facilita muito a manutenção e o cultivo do relacionamento com essas pessoas, desde quea abordagem da sua empresa não seja intrusiva e que busque ensinar ou ajudar o cliente.

FONTE: Resultados Digitais, por André Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário