quinta-feira, 28 de junho de 2012

100 coisas para monitorar nas redes sociais


Se sua empresa está começando a monitorar sua marca nas redes sociais, esse texto foi feito para você. É muito fácil ir até as ferramentas de estatísticas que estão espalhadas pela internet e “experimentar” os resultados que retornam, mas poucas empresas realmente estruturam um processo para monitorar continuamente suas marcas e seus consumidores.

O primeiro passo, sem dúvida, é determinar o que precisa ser monitorado, qual o seu objetivo com o monitoramento, e que metas pretende atingir com esse trabalho. Para ajudar um pouco essas empresas que estão começando, publico uma lista de 100 exemplos de coisas que podem ser monitoradas nas redes sociais, identificadas como objetivos e consequentemente ajudam a construir as metas.

A lista está dividida por categorias, o que simplifica ainda mais a compreensão e permite prever de aplicação dos resultados obtidos, confira:

Monitoramento de Marca
1. Acompanhe em real-time as menções sobre sua marca
2. Acompanhe menções positivas sobre sua marca
3. Acompanhe menções negativas sobre sua marca
4. Acompanhe as perguntas diretas e indiretas dos clientes
5. Descubra advogados da marca
6. Descubra os inimigos da marca
7. Descubra influenciadores para a sua marca
8. Saiba onde os clientes estão falando sobre sua marca
9. Acompanhe os temas mais populares relacionados a sua marca
10. Monitore a percepção pública de sua empresa
11. Acompanhe menções de sua equipe executiva
12. Acompanhe menções de mau uso do produto

Inteligência Competitiva
13. Descubra em real-time as menções sobre seus principais concorrentes
14. Descubra lançamentos de produtos dos concorrentes
15. Acompanhe as notícias dos concorrentes
16. Acompanhe os comentários de clientes sobre os concorrentes
17. Monitore blogs dos concorrentes
18. Monitore empregados dos seus concorrentes nas redes sociais
19. Descubra o conteúdo dos concorrentes que envolvem mais os cliente
20. Descubra as menções negativas sobre os concorrentes para tratar como oportunidades

Monitoramento da Indústria/Setor
21. Acompanhe as menções de sua indústria/setor
22. Descubra menções sobre sua marca no setor em que atua
23. Descubra as menções sobre seus concorrentes, que fazem parte da indústria/setor
24. Monitorar referências de mercado de sua indústria/setor
25. Monitore tendências da indústria/setor
26. Descubra os problemas da indústria/setor
27. Monitore notícias do setor
28. Descubra influenciadores da indústria/setor
29. Monitore a percepção da indústria pela maior comunidade de negócios
30. Monitore as mudanças na adoção de mídia social em seu setor

Liderança em Ideias/Inovação
31. Monitore as alterações no volume de conversação em torno de questões-chaves
32. Descubra as mensagens da indústria/setor que requerem comentários por peritos da sua empresa no assunto
33. Monitore ideias dos líderes do mercado sobre a indústria/setor
34. Identifique oportunidades em real-time para compartilhar as ideias líderes
35. Identifique oportunidades de falar para especialistas no assunto
36. Determine a percepção da empresa como líder
37. Determine a percepção dos colaboradores da empresa como líderes
38. Descubra outros líderes da indústria/setor
39. Monitore influência de líderes da empresa
40. Monitore influência de líderes da indústria/setor

Geração de Leads e Vendas
41. Monitore a compra de termos de referência dentro de sua categoria de produto
42. Monitore as solicitações de recomendação dentro de sua categoria de produto
43. Monitore as discussões de sua categoria de produto
44. Monitore o mercado alvo para confirmar seu foco
45. Gere as conversas sobre a sua categoria de produto
46. Descubra os tópicos de conteúdo notável
47. Compartilhe conteúdo relevante, na sua perspectiva
48. Responda as perguntas diretas
49. Descubra idéias que podem lhe diferenciar
50. Aumente seus perspectivas através de mais canais online

Atendimento ao Cliente
51. Identificar problemas de atendimento ao cliente à medida que surgem
52. Monitorar o volume de conversação em torno de questões de atendimento ao cliente
53. Responda às questões de atendimento ao cliente em tempo real
54. Determine se os clientes estão dispostos a resolver questões off-line
55. Reunir feedback dos clientes para compartilhar com outras equipes
56. Construir relacionamentos com os clientes
57. Responda às perguntas dos clientes
58. Responder aos feedbacks positivos
59. Compartilhe informações úteis sobre a empresa
60. Monitore consumidores críticos

Search Engine Optimization (SEO)
61. Descubra palavras-chave relevantes da indústria/setor
62. Monitore palavras-chave selecionadas por conteúdo
63. Descubra influenciadores usando palavras-chave selecionadas
64. Determine quais palavras-chave tem melhor desempenho
65. Determine quais palavras-chave não são eficazes
66. Monitore disseminação de conteúdo para determinar melhores títulos
67. Conecte-se com as pessoas na indústria para melhorar a busca social
68. Descubra blogs relevantes para pedir recomendações
69. Analisar monitor SEO para acompanhar as mudanças do Search Engine
70. Monitore perfis Social Search Engine para acompanhar as mudanças

Gestão de Crise
71. Monitore sites de notícias relacionados a indústria/setor
72. Acompanhe ativamente as conversas relacionadas a crises
73. Crie planos para potenciais ameaças
74. Crie planos para potenciais falhas
75. Encontre sites que criticam sua marca
76. Encontrar pessoas que criticam sua marca
77. Monitore canais que poderiam ampliar uma crise
78. Identifique possíveis problemas antes que eles aumentem
79. Identifique volume de conversas críticas
80. Identifique mudanças de sentimento que poderiam indicar uma crise

Desenvolvimento de Produto
81. Acompanhe os comentários sobre os produtos atuais
82. Acompanhe os comentários sobre os produtos dos concorrentes
83. Descubra novos usos para produtos existentes
84. Descubra as oportunidades para ofertar seus produtos
85. Solicitar comentários sobre o produto e monitorar
86. Crie experiências com seus consumidores
87. Monitore as oportunidades em novos mercados
88. Descubra potenciais novos recursos do produto
89. Entenda como os clientes estão usando o seu produto
90. Identifique pontos de diferenciação do seu produto

Eficácia da Propaganda e Marketing
91. Acompanhe publicidade com uso de palavra-chave específicas
92. Ouça a resposta social das mensagens publicitárias
93. Analise o sentimento sobre suas campanhas publicitárias
94. Monitore conversas sobre tendências
95. Monitore URLs únicos de seus anúncios
96. Monitore números de telefone exclusivos de seus anúncios
97. Encontre locais relevantes para publicidade on-line
98. Entenda a linguagem que seus consumidores utilizam
99. Monitore campanhas ou marca através de hashtags específicos
100. Motive a geração de conteúdo por seus usuário e monitore resultados

Essa lista foi publicada originalmente no blog empresa americana Radian6 especialista em monitoramento/mensuração de redes sociais por Jeffrey Cohen, ele é um estrategista social da Radian6 e co-autor do próximo O livro Mídia B2B social .

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