quinta-feira, 28 de junho de 2012

Tipos de conteúdo para criar confiança e ajudar a vender

No blog Resultados Digitais estamos sempre martelando na questão de como é importante a produção de conteúdo relevante para o seu público.

Quer sua empresa queira ou não, as pessoas estão procurando por informações relacionadas ao seu negócio no Google, e produzir conteúdo útil é a forma mais sustentável de garantir que uma boa parcela dessas pessoas sejam atraídas para o seu site. Mais do que isso, mesmo depois que elas caem no seu site, o conteúdo é umas das principais armas para empurrá-lo para baixo no Funil de Vendas e convertê-lo em cliente.

Com base nisso, referenciamos esse texto do blog Duct Tape Marketing para ajudá-lo a pensar na produção de conteúdo sob dois aspectos: a educação e a confiança.
O conteúdo que atrai e constrói confiança

Blog – Um blog é o ponto de partida para a sua estratégia de conteúdo, porque nele é feita a produção, distribuição e o compartilhamento do seu material. As ferramentas de busca amam o conteúdo de blogs e neles você pode organizar uma grande quantidade de seu pensamento editorial. Conteúdos produzidos em um blog podem ser facilmente expandidos e adaptados para se tornarem um seminário ou ebooks futuramente.

Mídias sociais – O primeiro passo no jogo de conteúdo de mídia social é aproveitar as redes e compartilhar conteúdos interessantes (próprio ou de terceiros) em sites como Twitter e Facebook. Dependendo do ramo, outras redes específicas também podem ser úteis. Por exemplo, se o seu público são PMEs, redes como a da Revista Exame PME ou o Empreendemia podem ser ótimas fontes de tráfego para o seu site. No entanto, a regra de ouro continua sendo a mesma nesses sites: seja relevante.

Depoimentos – Depoimentos dos clientes são uma forma de conteúdo poderosa para ganhar a confiança de um novo visitante. Nesse caso, há uma oportunidade especial nos conteúdos em formato de vídeo, pois este permite uma maior identificação pessoal, e portanto um vínculo emocional com a sua empresa.
O conteúdo que educa

eBooks – Toda empresa deveria ter um conteúdo bem desenvolvido da sua área de atuação documentado na forma de um eBook. Este conteúdo deve mergulhar profundamente no que faz sua empresa diferente, onde seu segredo está, o que você realmente conhece do seu mercado e que seu público deve saber. Falamos um pouco sobre eBooks em um post para o Saia do Lugar: eBooks como ferramenta diferenciada de marketing digital.

Seminários – Hoje, as pessoas querem informações empacotadas de uma forma que fique mais fácil conseguir o que querem. Apresentações de workshops e seminários (online ou offline) são ótimas formas de oferecer educação, com o valor adicional de gerar engajamento. Passando o seu ponto de vista de um eBook para uma sessão embalado de 45 minutos é uma das maneiras mais eficazes de gerar, nutrir, e converter.

FAQs - Há pessoas que querem saber algo muito específico da sua empresa ou negócio e veem mais valor na abordagem tradicional da seção de “dúvidas frequentes”. Não há como negar o valor da informação embalada neste formato, mas vá além do trivial e inclua aquelas questões que deveriam ser perguntadas mas não são, principalmente as que ajudam a posicioná-lo favoravelmente contra a sua concorrência.

Histórias de Sucesso – Mostrar exemplos bem trabalhados de clientes reais sendo bem sucedidos com o uso de seu produto ou serviço é uma grande forma de ajudar as pessoas a aprenderem com outras e se identificarem com a história. Quando os potenciais clientes veem uma história de sucesso, podemos mais facilmente fazê-los se imaginar obtendo os mesmos resultados. Esta é outra forma de conteúdo que costuma ficar muito bem em vídeo.

Todos os elementos acima devem ser colocados em seu plano de marketing com um processo bem definido para criação, atualização e curadoria.

FONTE: Resultados Digitais, por André Siqueira.

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