quinta-feira, 14 de junho de 2012

Por que educar o seu cliente com Marketing Digital é importante

Muitas vezes vemos empresas criando produtos incríveis, gastando boas quantias em publicidade e, mesmo assim, as coisas não dão certo. O cliente não consegue perceber o valor do produto e acaba comprando o do concorrente, de qualidade inferior, mas mais barato.

O problema nesse caso é que embora o desenvolvimento de produtos seja importante, há também um outro lado que costuma ser esquecido: o desenvolvimento de clientes.

O seu cliente só vai conseguir enxergar o valor e o diferencial do seu produto se tiver conhecimento sobre a área, se for educado para isso.


Vamos usar um exemplo extremo para deixar as coisas mais claras: o uso de remédios.

Os remédios estão nas prateleiras das farmácias desde que nascemos. Dia após dia uma inovação é apresentada, um concorrente supera o outro e, por mais fantástico que isso seja, não é por isso acordamos e resolvemos simplesmente comprar o remédio mais moderno.

No entanto, quando vamos ao médico, passamos por exames e ao final do processo temos aquela conversa em que nos é explicado o que temos e o que é preciso para sermos curados, não hesitamos em comprar.

Compramos, pagando o preço que for, aquele mesmo remédio que ignorávamos na prateleira pouquíssimo tempo atrás. O medicamento podia ser muito mais eficaz que a concorrência, ter preço competitivo e ainda assim não faria diferença alguma se o médico não nos educasse. A informação e educação são essenciais para a geração de valor.

No exemplo da farmácia, é o médico quem educa os clientes. E na sua área de atuação?

É provável que não haja ninguém ou quase ninguém educando. A vantagem disso é que o lugar está vago e você pode ocupá-lo. Assumindo essa posição, é você quem vai indicar os remédios.

Ensine moda e as roupas da sua marca é que serão mais valorizadas. Dê dicas de legislação tributária e os clientes percebem que sua consultoria não é uma má idéia. Indique o que levar em conta ao comprar um carro usado e mostre que sua concessionária atende bem a esses critérios.

A vantagem de usar a educação como ferramenta de marketing, além de gerar valor à venda, é que as pessoas se interessam muito mais pelo conteúdo do que se fosse uma simples promoção do produto.

Acreditamos no marketing digital como canal ideal para trabalhar esse conteúdo por 3 simples motivos:
Não há limite de tempo ou espaço para quantidade de informações;
Na Internet é muito mais fácil espalhar a mensagem;
Ganhando links e sendo referenciado, você pode aparecer nas primeiras posições do Google, um site que recebe milhões de visitantes em busca de informações todos os dias.

E você, o que acha? Será que o conteúdo desse post não gerou mais valor no Marketing Digital?

FONTE: Resultados Digitais, por André Siqueira.

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